O Sindicato dos Bancários de Mossoró enfrenta um processo judicial que pode resultar em graves consequências financeiras e patrimoniais para a entidade. Três ex-filiados movem uma ação na 1ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, exigindo o pagamento de valores devidos, que já foram homologados pelo juiz responsável.
O débito milionário coloca em risco o patrimônio do sindicato, incluindo a possibilidade de penhora e leilão de seus imóveis, como a sede social. A ação está em tramitação e pode ter um desfecho impactante para a organização e seus associados, caso não haja um acordo ou a quitação do débito.
O processo perdura por 24 anos e é decorrente de um erro cometido pela direção do Sindicato e sua Assessoria Jurídica à época quando de um processo Trabalhista que cobrou verbas dos servidores da Caixa Econômica Federal, os ex-filiados não foram incluídos na relação de substituídos e, portanto, não receberam os valores conseguidos no âmbito trabalhista.
Quando verificado o erro não havia mais possibilidade de ação por parte dos ex-filiados, assim o valor ao qual cada uma teria direito foi cobrado na esfera cível contra o Sindicato, alcançando, atualmente, a cifra aproximada de R$.10.000.000,00 (dez milhões de reais) – valores periciados e homologados pelo Juiz.
O Juiz da Primeira Vara Cível já determinou a penhora de um dos imóveis do Sindicato.